ARQUITETURA SENSORIAL: A ARTE DE PROJETAR...SENTIDOS
produto disponível
De: R$ 89,00
Por:
R$ 75,65
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Lançado originalmente em 2017, o livro Arquitetura sensorial – A arte de projetar para todos os sentidos, de Juliana Duarte Neves, ganha segunda edição em 2024, revista e ampliada, pela mapa lab.
Juliana está à frente da premiada Kube Arquitetura, escritório há mais de 20 anos especializado em varejo. Sua dissertação “Sobre projetos para todos os sentidos: contribuições da arquitetura para o desenvolvimento de projetos dirigidos aos demais sentidos além da visão”, concluída na PUC Rio com pesquisa na Brown University, Rhode Island, EUA, deu origem ao livro, esgotado rapidamente após se tornar bibliografia básica para estudantes, arquitetos e designers.
Nesses seis anos houve inúmeros avanços nos estudos da arquitetura sensorial e muitas iniciativas de projetos focados em envolver emocionalmente o visitante, utilizando-se os princípios da arquitetura sensorial, que acabou se tornando porta de entrada para novos campos de pesquisa. Esta segunda edição traz um refinamento da metodologia projetual proposta no livro original e exemplos atuais que tornam a sua compreensão e aplicabilidade mais claras. E o capítulo inédito “Desdobramentos da arquitetura sensorial” apresenta dois exemplos de campos de estudo mais recentes:
“Esta nova edição amplia os horizontes com a inclusão de duas contribuições fundamentais para a solidificação do campo de estudos da arquitetura sensorial no Brasil: as excelentes reflexões feitas por Lorí Crízel no texto ‘O entrelaçar da arquitetura sensorial com a neuroarquitetura: uma exploração sinestésica’; e o aporte personalíssimo de Ana Paula Chacur, arquiteta, pesquisadora e mãe de duas crianças autistas – enriquece o conteúdo com seu ponto de vista único sobre ‘Transtorno do espectro autista e arquitetura sensorial'”, aponta Juliana. É crucial que a arquitetura colabore para que os indivíduos que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA) se sintam seguros e equilibrados.
Sentimentos e experiências trazidas pelo design emocional
Que a nossa sociedade costuma dar mais importância à visão do que aos outros sentidos já sabemos faz tempo, mas a ideia de que o impacto de um espaço físico depende de tantos fatores de outra ordem é recente e pertence ao campo do design emocional, que inclui os sentimentos e experiências trazidas pelo design em um espaço construído pela mão humana.
Leia mais…