CUIDAR DO IDOSO EM CASA: LIMITES E POSSIBILIDADE
Por:
R$ 46,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Salientando as possibilidades e os limites de cuidados domiciliares prestados por profissionais ou realizados pelos próprios idosos, Ângela Maria Machado de Lima e Carine Teles Sangaleti examinam as possibilidades e os limites de cuidados domiciliares prestados por profissionais e cuidadores, ou realizados pelos próprios idosos. E, dentro de uma perspectiva prática, ainda apresentam orientações que contribuem para a qualidade de vida dos que envelhecem e de seus familiares.
Mas antes, as autoras refletem sobre a mudança de status social da velhice: de encargo para recurso cultural. Também discutem o envelhecimento como questão de políticas públicas, principalmente a Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso, e analisam a reivindicação dos próprios idosos pelo reconhecimento de aspectos específicos do envelhecimento e da velhice (com qualidade) como um direito de todos.
Resgatando o efetivo exercício de direitos e deveres dos idosos para a construção de uma visão positiva da velhice, Cuidar do idoso em casa valoriza histórias de vida e mostram ser possível uma integração à vida comunitária, superando os estereótipos de abandono e solidão. O idoso é então entendido como parte integral da sociedade, figura atuante em atividades culturais, movimentos sociais, campanhas políticas, grupos de terceira idade e que ocupa uma posição de "protagonista" de sua vida.
Leia mais…